Depois de mais de um mês do começo do ano legislativo e a realização de 10 sessões plenárias, o governo Jorge Pozzobom (PSDB) anunciou, na manhã desta quarta-feira (29), seu novo líder na Câmara de Santa Maria.
Ficha número um do Executivo para ser o porta-voz , o vereador Alexandre Vargas, do Republicanos, foi confirmado pelo prefeito Pozzobom após reunião no Centro Administrativo com a participação também do vice-prefeito, Rodrigo Decimo (União Brasil). A estreia ocorre na sessão da tarde desta quinta-feira (30).
Alexandre foi líder em 2021 e relutava em aceitar o papel novamente, mas, depois conversar com o chefe do Executivo, acabou aceitando o cargo. Sobre exigências para assumir de porta-voz em 2023?
– Que nós possamos trabalhar realmente juntos pela cidade – respondeu ele à coluna.
Candidato eleito mais votado nas eleições de 2020 e no segundo mandato, Alexandre conhece bem a Casa do Povo – foi, inclusive, presidente em 2018 – e o Executivo, onde exerce a função de fiscal municipal.
Desde que as sessões se iniciaram, a bancada de aposição fazia duras críticas ao governo pela falta de um líder do Executivo para fazer a articulação com o Legislativo sobre as demandas dos parlamentares. Tubias Callil (MDB) chegou a ir para Tribuna com uma máscara do prefeito, ironizando a dificuldade do Executivo em encontrar um porta-voz.
Embora Pozzobom tenha afirmado, em entrevista à CDN 93.5 FM, que não havia preocupação em indicar um líder da prefeitura na Câmara e que todos os parlamentares da base poderiam representar a gestão municipal, a ausência do porta-voz revelou desarticulação e trouxe certo desgaste ao governo.
O almoço de Valdeci Oliveira com José Farret e a possível dobradinha nas eleições de 2024